Reflexões sobre o Paradigma Libertário de Ngoenha e seus Desafios na Educação Contemporânea

Belito Vasco Francisco

Resumo


Com o presente artigo, pretende-se reflectir sobre a ressignificação do paradigma libertário de Ngoenha e seus desafios na educação actual; o paradigma libertário de Ngoenha tem em vista muitos horizontes, mas queremos a partir do discurso histórico compreendermos a componente educação como meio da socialização dos humanos, daí buscar o percurso da educação moçambicana, tendo em consideração a axiologia e as contribuições educativas bem como os desafios da educação contemporânea. Como problema deste artigo destaca-se o seguinte: que sentido e desafios contemporâneos tem ou possui o paradigma libertário de Ngoenha na Educação? Para este artigo,

aprimora-se como nossa tese a liberdade do homem negro é a condição da sua historicidade. Ainda neste, usa-se os métodos de desconstrução e hermenêutico que são procedimentos privilegiados para a Filosofia na interpretação e compreensão dos textos ligados ao trabalho.

 

Abstract

This article aims to reflect on the resignification of the libertarian paradigm of Ngoenha and its challenges in current education; The libertarian paradigm of Ngoenha has many horizons in mind, but we want from the historical discourse to understand the education component as a means of socializing humans, hence looking for the path of Mozambican education, taking into account the axiology and the educational contributions as well as the challenges of contemporary education. As a problem in this article, the following stands out: what contemporary meaning and challenges does Ngoenha's libertarian paradigm in Education have or does it have? For this article, it improves as our thesis the freedom of the black man is the condition of his historicity. Still, deconstruction and hermeneutic methods are used, which are privileged procedures for Philosophy in the interpretation and understanding of texts related to work.


Referências


Referência Bibliográfica

Principal

NGOENHA, Severino Elias. Filosofia Africana: Das Independências às Liberdades. Paulinas

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Secundárias

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